IPB apresenta equipa sénior e sublinha importância do desporto universitário
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) apresentou oficialmente, este domingo, a sua equipa sénior de futebol, numa iniciativa que assinala uma nova etapa na afirmação do desporto como instrumento de integração, promoção da saúde, bem-estar e coesão social no contexto académico e regional.
A sessão decorreu no campo de futebol sintético do IPB, através de uma conferência de imprensa que marcou a formalização da equipa como representação institucional do Politécnico de Bragança, atualmente a competir no campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Bragança.
O projeto tem origem na participação regular da equipa promovida pela Associação de Estudantes Africanos em Bragança (AEAB), que, com o apoio do IPB, garantiu ao longo dos últimos anos a presença no futebol sénior distrital. “Esta é também uma forma de animar a competição, dando oportunidade a mais jogadores, tendo sido uma iniciativa dos Estudantes Africanos inicialmente, mas resolvemos dar um novo ênfase à equipa, pretendendo que seja, claramente, a equipa do IPB”, afirmou Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança.
Segundo o responsável máximo da instituição, esta aposta enquadra-se numa estratégia de maior ligação à comunidade. “Este é um grande objetivo do Instituto Politécnico de Bragança, ou seja, participar no campeonato distrital e assim ter ligação e impacto com a comunidade”, referiu, acrescentando que, apesar de um início de época condicionado por “demoras burocráticas na inscrição de jogadores”, a equipa encara a competição “sem objetivos traçados”, mas com “uma participação empenhada numa lógica de crescimento”. Orlando Rodrigues sublinhou ainda que “acima de tudo, queremos promover a integração e a inclusão desta comunidade universitária através da prática desportiva”.
A reconfiguração do projeto envolve diretamente o Departamento de Desporto da Escola Superior de Educação do IPB e o recém-criado Gabinete de Desporto do IPB, que passa a assegurar o apoio técnico, organizativo e formativo à equipa, em articulação com a AEAB, entidade que mantém a inscrição federativa.
Catarina Vasques, coordenadora da equipa de futebol do IPB, explicou que o relançamento surgiu “na sequência de um período menos favorável da antiga equipa dos Estudantes Africanos”, tendo sido decidido “dar uma nova vitalidade a esta equipa, assente nos pilares da integração e da prática desportiva”. A responsável destacou que se trata de “um projeto aberto a todos os estudantes do IPB”, salientando a intenção de “ser mais abrangentes e acolher todas as nacionalidades”.
A coordenadora referiu ainda que o projeto tem permitido criar oportunidades para jovens iniciarem ou retomarem a prática desportiva e recordou a atribuição, a 30 de setembro, do “Selo Estudante-Atleta” pelo IPDJ. “Isto significa que cumprimos os critérios necessários para apoiar os jovens que querem conciliar a carreira de atleta com a de estudante, tendo um departamento dedicado para dar resposta às necessidades dos nossos alunos”, explicou, acrescentando que “este é um ano zero, mas estão lançadas as bases para mostrarmos crescimento competitivo”.
Após a apresentação oficial da equipa técnica e do plantel, o IPB disputou o encontro da 9.ª jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra, frente ao Mirandês 1968, vencendo por 2-1.
EQUIPA DE FUTEBOL – 2025/2026
Guarda-Redes: Ednilson Andrade e Valério Vieira
Defesas: Abubacar Sani, António Júnior, Ibrahin Almeida, Kevin Teixeira, Marco
Almeida, Rudney Santos, Wilson Mendes, Lenine Almeida
Médios: Abdoulaye Diallo, Anildo Costa, Edinilson Costa, Lipe Lima, Lucas Ramos,
Nadgekson António, Kianne Dumissant
Avançados: Djosefe Monteiro, Élvio Timul, Gildo Jesus, Ricardo Barbosa, Rodrigo
Oliveira, Simão Herdeiro, Wilson Luz, Nuno Costa, Ansumane Dabo
Rafael Nascimento – Treinador
André Lopes – Treinador-adjunto
Laurindo Gomes – Diretor
Alfredinho Manuel – Diretor
Inês Gonçalves – Enfermeira
Fotos: Guilherme Moutinho




