Nordeste Transmontano

Novos diretores de escolas do IPB já tomaram posse

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 07/24/2025 - 10:54

Tomaram posse na sexta-feira os diretores e subdiretores de quatro escolas do Instituto Politécnico de Bragança e os novos membros que compõem o Conselho Geral da instituição.

“O Conselho Geral do IPB é constituído por 25 membros,18 internos, representando professores e investigadores, trabalhadores não docentes e alunos, e sete externos. Estes membros externos devem representar setores relevantes da região ou da atividade do IPB. A eleição dos membros internos do Conselho Geral decorreu a 07 de maio. No dia 29 de maio os membros internos escolheram os membros externos”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.
À exceção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), cujo calendário eleitoral está desfazado do das restantes escolas, foram reconduzidos para um segundo mandato Carlos Teixeira (Escola Superior de Educação), Pedro Bastos (Escola Superior Agrária), Sónia Nogueira (Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo) e foi eleita Olívia Pereira para a Escola Superior de Saúde, por limitação de mandatos da anterior diretora, Adília Fernandes.

Para o Conselho Geral foram eleitos como elementos externos David Dias Madureira, da Faurécia, Domingos João Moreira Pires, Eden Netto, Francisco Pavão, José Pinto de Barros, a antiga diretora regional de cultura do norte, Laura Castro, e Maria José Ferreira.

“Os membros cooptados do Conselho Geral são personalidades com percursos de relevo, cobrindo diversas áreas de atuação do IPB.

Foram escolhidos três gestores de topo de empresas muito importantes da nossa região, empresas que são parceiros fundamentais para o IPB e que representam setores muito relevantes em termos de especialização regional: indústria, agricultura, serviços, incluindo turismo e marketing territorial (David Madureira, Francisco Pavão e Domingos Pires); uma personalidade que tem sido um protagonista essencial na gestão da cultura na região norte e no País (Laura Castro); uma pessoa com uma experiência inigualável na gestão de instituições de interface e de desenvolvimento tecnológico (Maria José Ferreira) e uma individualidade com um dos percursos mais notáveis na ciência e inovação em saúde, muito particularmente em saúde pública (Henrique de Barros). É, ainda, especialmente simbólica a integração de um membro internacional no conjunto dos elementos externos do Conselho Geral que agora inicia funções, o Professor Eden Netto, antigo Reitor da UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o principal parceiro internacional do IPB”, explicou Orlando Rodrigues.

Na ocasião, foi eleito o novo presidente do Conselho Geral, que tem de ser um dos elementos externos, e a escolha recaiu em David Madureira, gestor da Faurecia. “É formado em Engenharia Eletrotécnica pelo IPB em 2000, ingressou na Faurecia em 2001, construindo um percurso ascendente num grupo líder na indústria automotiva. Este grupo multinacional é o sétimo fornecedor a nível mundial de componentes para o setor automotivo, presente em mais de 40 países, com 291 fábricas, 76 centros de investigação e desenvolvimento e contando com cerca de 157 000 trabalhadores em todo o mundo. A FORVIA Bragança é a maior empresa de Trás-os-Montes e uma das 100 maiores do país.

David Madureira assumiu funções de crescente responsabilidade em pelo menos três países, Portugal, França e Espanha. Atualmente é Diretor-Geral da FORVIA Bragança - Faurecia Sistemas de Escape Portugal.

Nestas funções tem vindo a estabelecer uma estreita cooperação com o IPB, que se reflete no desenvolvimento de múltiplas atividades conjuntas nos domínios da formação e da inovação: workshops, hackatons, colaboração na docência; estágios de inovação, entre outras.

David Madureira tinha já sido distinguido com o “Prémio Alumni IPB carreira”, que visa reconhecer de entre os antigos estudantes do IPB aqueles que se tenham distinguido por um percurso profissional e cívico de excelência”, sublinhou Orlando Rodrigues.

O IPB homenageou ainda, neste dia, os elementos externos do Conselho Geral do IPB que agora cessaram funções.

“Destaca-se a homenagem ao Professor Dionísio Gonçalves, que cessou funções como Presidente do Conselho Geral, missão que desempenhou desde o início de 2009, altura em que entrou em vigor o novo sistema de gestão das Instituições de ensino superior”, sublinhou Orlando Rodrigues.

Assinaturas MDB