Nova Rede de Turismo com 34 rotas para fazer a pé ou de bicicleta
A Câmara de Vinhais está a preparar uma nova rede de percursos de Turismo de Natureza, que promete transformar a forma como se explora o concelho, com o objetivo de atrair mais visitantes.
Para o efeito preparou uma rede com 23 rotas de cycling e 11 pedestres que, segundo o presidente da Câmara, serão associadas “à visitação do património natural e cultural do concelho”, referiu Luís Fernandes.
Algumas das novas rotas passarão pelas zona de soutos, uma vez que a castanha é a produção agrícola mais representativa e uma marca forte do concelho. “Sobretudo naqueles lugares onde existem os castanheiros centenários, que são locais que as pessoas gostam de visitar e procuram. Temos, ainda, as zonas junto aos rios, como o Rabaçal e o Tuela, que são agradáveis para visitar e para passear. A cultura também entra em várias rotas, como por exemplo a Rota dos Caretos de Ousilhão, para potenciar o património do concelho e as Festas de Inverno, que têm uma importância muito grande”, indicou o autarca.
Com investimento de cerca de 160 mil euros, com candidatura aprovada, as rotas estão a ser marcadas, sinalizadas e homologadas.