Livro Máscaras Rituais de Portugal – Coleção de Roberto Afonso apresentado no sábado
A apresentação da obra Máscaras Rituais de Portugal – Coleção de Roberto Afonso realiza-se no próximo sábado, 21 de fevereiro, pelas 15h30, no Centro Cultural de Vinhais, em Vinhais, no dia dos Mil Diabos à Solta.
A obra surge na sequência da exposição patente naquele espaço entre 20 de maio e 31 de dezembro de 2025, culminando um percurso de oito anos de itinerância por diversos espaços culturais de Portugal e Espanha. Ao longo desse tempo, a coleção foi consolidando reconhecimento público e aprofundamento científico.
A primeira edição do catálogo foi promovida pela Câmara Municipal de Bragança, após a apresentação pública da coleção na Mascararte de 2017, em Bragança. Posteriormente, a Câmara Municipal de Vimioso editou uma nova publicação no âmbito da exposição realizada em Vimioso, com especial destaque para o Entrudo de Santulhão.
Esta edição que agora vem a lume, revista e ampliada, editada pela Câmara Municipal de Vinhais, reúne pela primeira vez imagens de todas as peças da coleção. Uma obra que se afirma como um verdadeiro repositório das mascaradas tradicionais portuguesas, integrando textos de Alex Rodrigues, Alfredo Cameirão, Antero Neto, António Tiza, José Moreira, Isidro Rodrigues, Margarida Codesso e Roberto Afonso, com prefácio de António Tiza.
Mais do que um simples catálogo, trata-se de um roteiro das mascaradas portuguesas e um instrumento fundamental de memória e estudo. Reunir num único volume a diversidade, a força simbólica e a riqueza estética das máscaras rituais portuguesas constitui um gesto de responsabilidade cultural e um contributo relevante para investigadores, associações culturais, escolas e comunidades que mantêm vivas estas práticas ancestrais.
A presença da comunicação social será determinante para ampliar o alcance de uma obra que ultrapassa o âmbito editorial e se assume como documento de referência sobre uma das expressões mais identitárias da cultura popular portuguesa.
