Paulo Xavier apresentou equipa à Câmara e às freguesias enquanto o Secretário Geral do PSD acusou candidata do PS de “arrogância e altivez”
Tal como se previa, a entrada no mês de agosto veio aquecer a campanha para as eleições autárquicas, com a apresentação dos candidatos pelo PSD no concelho de Bragança da candidatura encabeçada por Paulo Xavier, num evento que reuniu mais de 800 pessoas e em que o Secretário Geral do Partido, Hugo Soares, deixou recados à candidata do PS, Isabel Ferreira, mas, também, para alguns candidatos internos.
Paulo Xavier concentrou o seu discurso em três projetos, frisando ser “um homem do povo”, de “ação”. “Somos gente de trabalho. Enquanto alguns acordaram agora para a rua e nos convidam a embarcar em aventureirismos políticos, nós sempre cá estivemos… a desenvolver um trabalho planeado, com visão e eficácia”, sublinhou.
O atual presidente da autarquia brigantina, que assumiu o cargo após a renúncia de Hernâni Dias, eleito deputado em 2024, Paulo Xavier procurou traçar uma linha de separação bem vincada com a candidatura do PS, numa alusão aos vídeos publicados nas redes sociais por Isabel Ferreira.
“Nós (PSD) entendemos que o próximo ato eleitoral se reveste de especial importância, já que confronta os cidadãos com dois caminhos possíveis: por um lado, o caminho da ficção, à imagem dos filmes de Hollywood, em que se promete tudo a todos, em função das conveniências de palanque, e se diz mal da obra que foi sendo desenvolvida ao longo dos anos, com o esforço das populações. Do outro lado, estamos nós, trilhando um caminho de trabalho, dedicação e investimento em projetos que dão resposta a necessidades prementes das nossas populações e que geram emprego e riqueza”, apontou.
Paulo Xavier apontou ainda ao período em que Isabel Ferreira esteve no Governo, como Secretária de Estado. “Aqueles que hoje criticam são os mesmos que não conseguiram mobilizar nada nem ninguém e não tiveram a capacidade de apoiar a região. Os bragançanos não podem deitar fora tudo quanto soubemos construir, para nós e para as gerações vindouras”, disse.
Quanto a projetos, apontou uma Cidade Desportiva, uma plataforma trimodal para transportes, a transformação do aeródromo em aeroporto regional e a construção de um pavilhão multiusos.
“Queremos afirmar Bragança como Cidade do Desporto, um território ímpar no panorama nacional, onde o desporto é sinónimo de bem-estar, inclusão, identidade e captação de investimento.
Entre os projetos que impulsionarão o nosso território, quero destacar a plataforma trimodal, com a rodovia, a linha aérea e a ferrovia. Quanto à rede viária, é urgente da parte do governo de Espanha concluir a ligação de Zamora à ponte internacional de Quintanilha.
Em relação à transformação do aeródromo municipal para aeroporto regional, este é um trabalho nosso, uma necessidade que Bragança reclama há mais de 30 anos. Relativamente à ferrovia, reconheço e valorizo os passos firmes que o atual governo tem dado para colocar Portugal na linha da modernidade e da coesão territorial”, disse.
Nas freguesias, há 16 novos candidatos por limitação de mandatos anteriores, incluindo o regresso de Filipe Caldas em Salsas.
Candidatos:
Freguesias
Alfaião Luís Venâncio Carvalho Enfermeiro
Aveleda e Rio de Onor Mário Gomes Eng. Civil
Babe Bruno Veiga Empresário
Baçal Marisa Mariz Técnica Superior
Carragosa Élio Vaz Funcionário Público
Castrelos e Carrazedo Manuel Veiga Técnico de Gás
Castro de Avelãs José Fernandes Funcionário Público
Coelhoso Ramiro Veiga Aposentado
Donai Manuel Rodrigues Professor
Espinhosela Octávio Reis Funcionário Público
França Pedro Afonso Rececionista de loja
Gimonde André Vicente Guarda prisional
Gondesende Ludgero Afonso Comercial
Gostei Margarida Pires Assistente técnica
Grijó de Parada Elisabete Geraldes Administrativa
Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova Rui Simão Empresário
Macedo do Mato Pedro Costa Eng. Agrónomo
Mós António Caravela Agricultor
Nogueira António Araújo Vigilante
Outeiro Flávio Afonso Eng. Agrónomo
Parada e Faílde Hervê Gonçalo Funcionário Público
Parâmio Carlos Fernandes Operário
Pinela Nélson Pires Coordenador Técnico de Farmácia
Quintanilha Bruna Miranda Farmacêutica
Quintela de Lampaças Maria Castanheiro Aposentada
Rabal Marcelo Pires Eng. Civil
Rebordainhos e Pombares Albino Rodrigo Comerciante
Rebordãos Adriano Rodrigues Aposentado
Rio Frio e Milhão Ângela Garcia Educadora de Infância
Salsas Filipe Caldas Aposentado
Samil Beatriz Correia Assistente técnica
Santa Comba de Rossas Luís Paula Eng. Eletrotécnico
S. Julião de Palácios e Deilão Porfíria Margarido Empresária
S. Pedro de Sarracenos João Alexandre Construtor Civil
Sé Santa Maria e Meixedo Telmo Afonso Enfermeiro
Sendas Maria Ferreira Enfermeira
Serapicos Hugo Caetano Eng. Agrónomo
Sortes José Rodrigues Militar na reserva
Zoio Hélder Santos Chefe de Equipa
Recados de Hugo Soares
Numa apresentação em que discursaram Alex Rodrigues (presidente da Concelhia), Hernâni Dias (presidente da Distrital), Eduardo Malhão (candidato à Assembleia Municipal) e Hugo Soares para além do próprio Paulo Xavier, os ataques mais ferozes à adversária vieram mesmo do Secretário Geral do partido.
“Do nosso lado temos um homem do povo. Do outro lado arrogância e altivez. Do nosso lado temos um homem com décadas de experiência, do outro lado alguém que só agora começou a descobrir as aldeias de Bragança.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)