Espanhóis manifestam-se amanhã contra a supressão de comboios na estação de Otero de Sanábria

Está marcado para amanhã à tarde um protesto na estação de comboio Otero de Sanábria, em Espanha, devido à supressão de comboios nesta paragem do AVE (Linha de Alta Velocidade), que é a mais próxima de Bragança.
A manifestação, que está marcada para as 18h00 em Espanha, e 17h00, em Portugal, tem como objetivo mostrar “o repúdio frontal da raia pela supressão de comboios”, explicou ao Mensageiro uma fonte da Associação Rede Ibérica Ocidental.
Desde o dia 9 de junho que a Renfe, entidade que explora a ferrovia espanhola, reduziu os horários na estação de Otero.
Já em maio o Mensageiro tinha adiantado que que a Renfe, concessionária espanhola do AVE, estava a eliminar os horários da manhã na estação de Otero. Segundo avançou o jornal La Opinion de Zamora os dois primeiros horários da manhã, nomeadamente o das 8h15, Zamora-Sanabria foram suprimidos desde 9 de junho, altura em que entraram em vigor os novos que reduzem os horários dos comboios entre a Galiza e Madrid.
O primeiro comboio do dia a sair de Otero de Sanábria passará a ser apenas às 12h30.
Já a estação de Zamora ganhou um novo horário às 16h00.
A manifestação é organizada por responsáveis políticos da Comarca de Sanabria-Carballeda e da província de Zamora, como forma de protesto contra a “drástica supressão de carreiras” e porque “cada dia que passa mais escasseiam os bilhetes de comboio, o que cria dificuldades de mobilidade naquela zona”.