Freixo de Espada à Cinta

Chega candidata emigrante e gestor Leopoldo Parada à Câmara Municipal

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 08/08/2025 - 15:08

O emigrante e gestor Leopoldo Parada, de 49 anos, é o candidato do Chega à Câmara de Freixo de Espada à Cinta , nas eleições autárquicas de 12 de outubro com o lema : “Freixo primeiro! Chega de promessas, é hora de ação”.

Leopoldo Parada disse que, apesar de ser emigrante em Itália, “é por amor a esta vila” do distrito de Bragança que o viu crescer que se apresenta “com a vontade firme de dar o melhor por esta terra e pelo seu povo”.

Segundo explicou Leopoldo Parada, em Freixo de Espada à Cinta, como em tantas outras zonas do interior, "os jovens continuam a ser forçados a sair, empurrados pela falta de oportunidades, de emprego e de apoio para construir um futuro digno".

“É uma ferida aberta que se agrava a cada geração. Quero lutar para inverter esse caminho. Para que ninguém tenha de abandonar Freixo para ter uma vida melhor, para que as famílias possam permanecer unidas e os jovens possam escolher ficar e não partir com orgulho e esperança no que aqui se constrói”, vincou.

Leopoldo Parada acrescentou ainda que se candidata “com verdade, com coragem e com compromisso” por acreditar que é possível “devolver a Freixo de Espada à Cinta a força que nunca deveria ter perdido”.

Das principais propostas desta candidatura à Câmara de Freixo de Espada à Cinta, o partido destaca “a luta à corrupção, acabar com os tachos, despesismos e compadrios na Câmara: devolvendo finalmente o município aos freixenistas”.

Por outro lado, há o propósito de trazer “novos investimentos de fora do concelho através das redes empresariais, câmaras de comércio e diplomacia económica”, bem como “incentivar e apoiar o pequeno comércio e a criação de novas empresas e marcas, nomeadamente no âmbito da transformação dos produtos agrícolas”.

O candidato quer mais serviços de saúde de proximidade e inserir Freixo de Espada à Cinta, através dos operadores do setor, nos roteiros turísticos europeus e internacionais.

A promoção e a cooperação com a assinatura de acordos intermunicipais, nomeadamente com os concelhos vizinhos de Torre de Moncorvo e Mogadouro, em diferentes âmbitos e políticas é outro dos objetivos.

“Os munícipes deste concelho pedem que haja mais segurança, após o último caso de droga”, refere o Chega, que pretende negociar o reforço de agentes e meios da GNR, bem como dignificar e dar mais meios ao corpo dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta”.

Leopoldo Parada pretende igualmente “a redução progressiva da enorme dívida da Câmara, que anda à volta dos nove milhões de euros, e garantir a boa execução dos projetos já aprovados e financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

Há ainda o objetivo de criar bolsas de estudo para os jovens do concelho com mérito que queiram ingressar no ensino universitário e que não tenham meios suficientes para o fazer.

Outras das propostas de Leopoldo Parada passa por renegociar “o protocolo com a República de Cabo Verde, para que a Câmara de Freixo de Espada à Cinta deixe de subsidiar os estudantes cabo-verdianos que vêm estudar para o concelho”, disse.

Assinaturas MDB