Mirandela

Utentes da APPACDM estão a construir peças de mobiliário com madeiras sobrantes

Publicado por Fernando Pires em Qui, 02/19/2026 - 09:28

Desde o início do ano, às sextas-feiras, uma dezena de utentes do lar residencial da Delegação de Mirandela da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), têm sessões de trabalho de carpintaria com o intuito de criar peças de mobiliário a partir de excedentes de madeira doados pela Carpintaria Mofreita, de Macedo de Cavaleiros.
Quando as peças estiverem concluídas, lá mais para o final do ano, vão ser expostas para venda com a receita a reverter, na íntegra, para a instituição, auxiliando-a financeiramente nas suas atividades e apoiando o desenvolvimento de projetos sociais.
Trata-se do projeto “excedentes criativos” fruto de um protocolo entre a instituição e a Carpintaria Mofreita, assinado no final de 2025.
Dois meses e meio depois, fomos perceber como estão a decorrer os trabalhos. Chegados ao local de trabalho, os utentes do Lar residencial estão muito concentrados no processo de “lixar” as madeiras e dá para perceber a sua determinação para que tudo fique na perfeição. “Estamos a lixar, depois é colar e depois as pessoas têm de comprar”, remata Jorge Pássaro. Gosto muito deste trabalho e não foi difícil aprender”, diz Joana, outra utente.

Assinaturas MDB