Matilde Pinto é vice-campeã da Europa (Sub-19) em pares

Mirandelense já tinha conquistado o bronze por equipas, tal como Mariana Santa Comba. Outro mirandelense, Rafael Kong, também é vice-campeão da Europa por Portugal.
Três atletas naturais de Mirandela ajudaram Portugal a conquistar três medalhas (duas de prata e uma de bronze) de um total de seis que a comitiva lusa conseguiu arrecadar no Campeonato da Europa de Jovens, em Ténis de Mesa, que terminou, este domingo, em Ostrava, na Chéquia.
Logo no arranque da competição, as equipas (masculina e feminina) de sub/19 subiram ao pódio. Na masculina, onde estava incluído Rafael Kong (CTM Mirandela) e ainda Tiago Abiodun (Sporting/Ochsenhauseu TTC), Tiago Olhero ((CCR Arrabães) e Clement Campino (4S Tours/CCR Arrabães), a seleção nacional só perdeu na final, com a Roménia (2-3) e dessa forma conquistou a medalha de prata (vice-campeã europeia).
Já a equipa feminina, que integrava duas atletas de Mirandela – Matilde Pinto (Sporting) e Mariana Santa Comba (CTM Mirandela) – para além de Júlia Leal, do Juncal, e Beatriz Pinto, do Boa Hora, chegou até às meias-finais, sendo derrotada pela França (0-3), mas garantindo a medalha de bronze.
Este domingo, Matilde Pinto conquistou a medalha de prata na variante de pares, fazendo dupla com a ucraniana Veronika Matiunina, depois de terem sido derrotadas, apenas na final, pela dupla francesa constituída por Leana Hochart e Nina Guo Zheng.
A dupla que se sagrou vice-campeã da Europa tinha eliminado nos quartos-de-final a dupla constituída pelas polacas Zofia Sliwka e Oliwia Wator e nas meias-finais derrotaram a dupla constituída pela romena Bianca Mei Rosu e pela Eslovena, Sara Toki.
Já na vertente de singulares, Matilde Pinto chegou até qoas quartos-de-final, sendo eliminada pela francesa Leana Hochart.
Ainda em singulares, Mariana Santa Comba chegou até aos oitavos-de-final, sendo eliminada pela romena Bianca Mei Rosu.
Entretanto, a equipa feminina de sub/15, orientada pela treinadora e selecionadora, Xie Juan (CTM Mirandela), que também incluía a atleta Maria Ruivo (CTM Mirandela), perdeu com a Roménia no jogo de atribuição das posições entre o 5º e o 8º lugar, terminando a prova entre as posições sete e oito, dado que os encontros para definir as posições de meio da tabela não são disputados.
O Europeu contou com a participação de 606 atletas de 48 países.
Foto: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa