Entrudo Chocalheiro de Podence reclama-se o “maior e mais tradicional Carnaval do Norte”
Soma e segue em gente a acorrer à aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, para assistir ao vivo ao Entrudo Chocalheiro-Carnaval de Podence, onde os caretos são a maior atração, que todos querem ver e fotografar.
Sete anos depois de a UNESCO ter inscrito o Entrudo Chocalheiro como Património Cultural Imaterial da Humanidade Podence virou moda, mas já há mais de duas décadas que faz parte do roteiro dos carnavais do país.
Pessoas e carros mais uma vez invadiram a localidade, que se tem esforçado por criar as melhores condições para receber os visitantes. “Não conseguimos saber quantas pessoas estão cá, mas são muitos milhares, como se vê pelas ruas cheias e pelo número de automóveis estacionados. Vem gente de todo o mundo, desde espanhóis, americanos, ingleses”, explicou António Carneiro, presidente da Associação do Caretos de Podence.
Este responsável e timoneiro da associação garante que o Entrudo Chocalheiro “é o maior e mais tradicional Carnaval do Norte de Portugal”, e que os caretos são conhecidos no mundo inteiro.
Nem a chuva e o frio, do fim de semana, condicionaram a afluência de pessoas ao Entrudo. “A nossa genuinidade atrai. De ano para ano vem mais gente. É bom sinal, porque é uma tradição portuguesa e que os portugueses reconhecem-na, tal como a UNESCO”, referiu António Carneiro vincando que Podence “está no bom caminho para ser um Car
