CICLISMO

David Vivas e Flávia Lopes repetem vitórias num muito animado Bragança Granfondo

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 07/14/2025 - 14:43

David Mayo Vivas e Flávia Lopes foram os vencedores da sétima edição do Bragança Granfondo, disputado este domingo, numa jornada que voltou a combinar exigência desportiva com animação popular ao longo dos trilhos transmontanos.

O ciclista espanhol, da Love Tiles, alcançou a quarta vitória consecutiva na prova rainha (126 km), enquanto a atleta da Brinox Cycling Team repetiu o triunfo da edição anterior, reforçando ambos a liderança no Troféu Superprestígio Bikeservice.“É uma prova muito especial, onde o apoio ao longo do percurso é fundamental. Quero sempre participar neste evento, numa terra que me diz muito”, afirmou David Vivas, que concluiu os 127 quilómetros em 3:32:33 horas.

Já Flávia Lopes, que repetiu o triunfo alcançado em 2024, cruzou a meta com um largo sorriso e não escondeu a satisfação: “Foi uma enorme animação, numa prova durinha, e estou muito feliz por confirmar a camisola amarela. Adoro o percurso e toda a animação que vamos encontrando.”

A edição deste ano contou com cerca de 1.300 participantes, distribuídos pelas distâncias de Minifondo (46 km), Mediofondo (82 km) e Granfondo (126 km), atravessando paisagens naturais da Serra da Nogueira e aldeias como Zoio, Ousilhão, Castro de Avelãs e Podence. A par da competição, o evento destacou-se novamente pela componente festiva, com caretos, grupos de bombos, filarmónicas e DJs a acompanharem os ciclistas.

O melhor transmontano foi o brigantino Jorge Mariz, segundo classificado da geral masculina e vencedor da categoria de Elites, com o tempo de 3:37:17. “Infelizmente não consegui o primeiro lugar, mas nada está perdido. Quero continuar a trabalhar para ainda conseguir a camisola amarela em Monção.”

No Mediofondo, Nuno Torres (Secai/Gaiabike/Geoinerte/Forestcity) voltou a destacar-se ao somar a quarta vitória consecutiva na prova brigantina. “Adoro esta prova, que se destaca pela animação constante e pelas belas paisagens. A concorrência já começa a apertar, mas vou continuar a dar o meu melhor.”

Marlene Seara (Brinox Cycling Team) foi a vencedora no setor feminino: “Consegui impor o meu ritmo e quero manter a camisola amarela na próxima prova. Espero ser exemplo para outras mulheres participarem mais.”

No Minifondo, Cláudio Santos (Paredes Aventura) foi o mais rápido entre os homens e Ana Arsénio (Penacova/CEG/Reconco) triunfou entre as mulheres. Fabio Abreu, segundo classificado, garantiu a camisola amarela: “O objetivo era manter a amarela e ajudar o meu amigo Cláudio. Agora é desfrutar e guardar mais uma boa recordação de Bragança.”

A espanhola Monica Hernandez, vencedora em 2024, segurou a liderança feminina do troféu com o terceiro lugar.

Com apenas 15 anos, o brigantino Filipe Granjinho esteve em evidência ao conquistar o terceiro lugar na categoria de Elites com as cores da UCB-Era/CME Bragança/MS Fitclub. “Sinto-me muito feliz por ver recompensado o trabalho realizado. Os resultados começam a aparecer e espero conseguir alcançar um papel importante na modalidade.”

Ainda em representação do distrito brigantino, nota para os pódios alcançados por Diana Porto (Love Tiles), terceira classificada em Masters A Feminino no Mediofondo, e Carlos Cunha (Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros), vencedor em Masters E na mesma distância. No Granfondo, Daniel Pinto (UCB-Era/CME Bragança/MS Fitclub) garantiu o 3.º lugar em Masters A, enquanto Daniel Fernandes, da mesma equipa, foi o vencedor da categoria de Elites no Minifondo.

Para além da vertente competitiva, o fim de semana incluiu o Kids Bragança Granfondo, com a maior participação de sempre, e a habitual caminhada solidária, que angariou 805 euros para o Centro Social e Paroquial de Santo Estêvão, em Espinhosela.

“Esta prova volta a ser um sucesso”, sublinhou Manuel Zeferino, da Bikeservice. “Contámos com cerca de 1.300 ciclistas na linha de partida, oriundos de 16 nacionalidades, demonstrando a importância crescente deste evento para a região.”

O vereador Miguel Abrunhosa, que também participou na prova, fez um balanço positivo: “Consolidámos a imagem de marca do Granfondo Bragança como o mais animado do mundo. Este é um evento com retorno direto na economia local, que deixa Bragança no coração de quem cá pedala.” O autarca lembrou ainda que, nos dias 9 e 10 de agosto, a cidade receberá uma chegada e uma partida da Volta a Portugal.

A última etapa do Troféu Superprestígio Bikeservice 2025 está marcada para 21 de setembro, no Monção e Melgaço Granfondo.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Assinaturas MDB