Bragança trava líder Limianos e mantém lugar no pódio
O Grupo Desportivo de Bragança empatou este sábado a zero (0-0) no terreno de Os Limianos, líder da Série A do Campeonato de Portugal, em jogo da 10.ª jornada. Num encontro marcado pelo equilíbrio e por poucas ocasiões claras, o resultado acaba por refletir a organização das duas equipas, que se anularam mutuamente ao longo dos 90 minutos.
O conjunto brigantino, que segue no terceiro lugar, soube contrariar o favoritismo da formação minhota, num campo tradicionalmente difícil. Apesar de os Limianos terem apresentado maior pendor ofensivo, o Bragança mostrou boa organização e leitura dos diferentes momentos do jogo, limitando a criação de desequilíbrios por parte do adversário.
Os primeiros lances de registo surgiram ainda na etapa inicial. Aos 15 minutos, João Araújo travou, no limite, a ação de Carlos Ferreira, após uma iniciativa ofensiva conduzida por Danny, um dos jogadores mais influentes do conjunto transmontano. Pouco depois, aos 19 minutos, Nuninho tentou surpreender na marcação de um canto, quase concretizando um “golo olímpico”.
Na segunda parte, o Bragança esteve perto de inaugurar o marcador logo aos 47 minutos, quando Carlos Ferreira obrigou o guarda-redes Isma a defesa apertada, após boa combinação com Estanga. A resposta dos Limianos surgiu aos 63 minutos, com Tiago Barbosa a testar a atenção de João Júnior, que desviou para canto.
Até ao apito final, o jogo manteve-se disputado, mas sem mais ocasiões de grande relevância.
No final da partida, André Irulegui, treinador do Bragança, explicou a abordagem ao encontro. “A nossa estratégia foi ‘atar’ o adversário, porque o Limianos aposta muito no ataque organizado. Tentámos retirar-lhes esse momento e correu bem, pois não conseguiram replicar o que têm feito nos últimos jogos. Isso deve-se ao bom trabalho dos meus jogadores. O resultado acaba por ser justo, embora tenhamos tido a melhor oportunidade do jogo. Foi um encontro entre equipas com ideias diferentes, mas que encaixaram uma na outra num campo difícil.”
O técnico projetou ainda o próximo compromisso, frente ao Camacha, no dia 7 de dezembro. “O Camacha é uma equipa completamente diferente do Limianos. Aposta nos duelos individuais e no aspeto físico, exigindo outra abordagem. Jogar em casa dá sempre a obrigação de vencer.”
Do lado dos Limianos, o treinador-adjunto Filipe Martins destacou as dificuldades sentidas. “Foi um jogo muito amarrado, como prevíamos. O adversário pressiona muito e dificultou que apresentássemos o jogo a que estamos habituados. Trabalhámos o futebol direto do Bragança, mas não foi fácil. Não é um resultado positivo porque queríamos ganhar, mas é um ponto importante. Continuamos a fazer um grande campeonato, com um excelente grupo, ajudando muito.”
Com este empate, o Bragança mantém o terceiro lugar da Série A, com 17 pontos. Os Limianos seguem na liderança isolada, agora com 21 pontos, apenas mais um do que o segundo classificado, o Chaves B, que goleou o Monção por 4-2.
A 10.ª jornada encerra este domingo, com os encontros Vianense–Ribeira Brava, Brito–Vilaverdense e Tirsense–Mirandela.
Foto: João Diegues
